Como ler HQs/Mangás no seu PC (Windows), celular ou tablet (Android)

Com a descoberta dessa nova paixão, os quadrinhos, senti a necessidade de ler muitos materiais que são considerados clássicos e que estão esgotados nas livrarias e sites de compras ou que ainda não estão acessíveis, financeiramente, para mim. Os scans (quadrinhos digitalizados por fãs e disponibilizados em um monte de sites) é a alternativa para leitores que passam por essas mesmas dificuldades. Por isso vim fazer um tutorial simples e muito útil com ótimas dicas para quem quer ler bons quadrinhos no seu PC (Windows), smartphone ou tablet (Android). 

1º Formatos dos quadrinhos escaneados

Os quadrinhos digitalizados (scans) geralmente estão nos formatos .cbr e .cbz. Esses são os melhores formatos para se ler quadrinhos, porque se o(s) arquivo(s) está(ão) com uma dessas extensões significa que a HQ está organizada em um só arquivo contínuo, com as páginas seguindo a ordem correta, e que a leitura será muito mais prazerosa e você terá a experiência de ler como se estivesse com a revista física na sua frente. Portanto, fuja de quadrinhos em formato PDF, JPEG e outros similares. Baixe apenas quadrinhos em formato .cbr e .cbz. Veja como ficam na tela (neste caso usando o programa CDisplay, do qual falarei mais abaixo):


Esses formatos permitem que o quadrinho seja lido em tela cheia como você pode ver acima no printscreen que tirei da tela do meu PC. Além disso você poderá manipulá-lo, já que, conforme o programa que utilizar para abri-lo, poderá mudar a ordem das páginas, os tons, a colorização e muitas outras características, coisas que não poderiam ser feitas com arquivos em formato PDF, JPEG e afins. 

2º Melhor programa para abrir os scans e ler no PC Windows, tablet ou smartphone Android

São precisos programas específicos para se ler quadrinhos nos formatos .cbr e .cbz. Ou seja, se você baixar um scan nesses formatos não conseguirá abri-lo a menos que instale um programa específico para tal. A boa notícia é que temos uma infinidade de opções de programas para esse fim que são GRATUITOS, SIMPLES, FÁCEIS DE BAIXAR e LEVES para seu dispositivo. Listo abaixo aquele que eu considero o melhor programa/app e explico o porquê:

COMIC RACK

Comic Rack é o programa mais completo que já encontrei para se ler scans. Com ele, além de abrir os arquivos e lê-los, você pode fazer muitas alterações no arquivo e ORGANIZAR sua biblioteca digital de quadrinhos, o que é ótimo. Assim você terá um controle sobre o que já leu e o que ainda não leu, poderá classificá-los usando muitos critérios, incluindo pontuação (você pode dar uma nota de 1 a 5 para cada HQ ao fim da leitura). E a tela de leitura é fantástica, com uma navegação muito fácil e fluida entre as páginas. Eu recomendo muitíssimo!

Biblioteca do Comic Rack no smartphone Android

Comic Rack no smartphone Android


Tela de leitura do Comic Rack no PC


Biblioteca no Comic Rack no PC



Navegação entre as páginas da HQ no Comic Rack no PC


Outra opção de tela de leitura no Comic Rack no PC


Configurações no Comic Rack no PC


Isso tudo que eu mostrei é muito pouco das características desse programa fantástico, que eu indico para qualquer um que lê scans. Ele é muito superior a programas como Perfect Viewer e CDisplay, por exemplo, que são os mais famosos programas desse tipo entre os usuários. 



Onde clicar no site do Comic Rack para baixar o programa

Para baixar o Comic Rack no seu celular ou tablet Android basta entrar na Google Play pelo seu dispositivo e baixá-lo. É um programa extremamente leve, que não vai utilizar muito a memória do seu smartphone.


2º Onde baixar scans

Esse é um assunto para outro post. E neste outro post colocarei os melhores sites de scans do Brasil, e algumas dicas úteis para encontrar aqueles materiais que são difíceis de serem achados nos sites de scans. 

Espero que este post tenha sido útil para você. Deixe seu comentário e volte mais vezes!

Comentários

Postagens mais visitadas