sexta-feira, 4 de abril de 2014

Fazendo download no "Exilado dos Livros" sem gerenciador

Eis um site muito bem feito, com e-books de qualidade, e o melhor, todos de graça. O site é extremante fácil de se usar, possui um bonito (e limpo) template, e os livros são organizados por categorias (como Romance, Fantasia, Ficção Científica, Terror e etc.). Além de grandes clássicos (quase todos que você consiga imaginar), ele possui também um acervo bastante eclético e repleto de lançamentos. Tudo, claro, muito bem digitalizado (muitos arquivos são epubs originais comprados das editoras).

Quero esclarecer que toda essa "propaganda" não tem fins comerciais/lucrativos/puxa-saquistas (essa palavra existe?). Eu apenas acredito que devemos compartilhar com os outros tudo o que encontramos de bom nesse mundo. E esse site merece ser compartilhado. 

Os livros são disponibilizados nos formatos .epub (para Kobo e PC) e .mobi (para Kindle e PC), como podem ver abaixo:

Imagem retirada do site http://livrosdoexilado.org/

Teoricamente, para baixar os epubs, bastaria clicar nos links acima. No entanto, quando se faz isso, o usuário baixa um gerenciador de downloads, que além de baixar o epub instala um monte de programas inúteis no seu PC. Para que isso não aconteça, no entanto, há um procedimento simples a ser feito.

Entre na webstore do Google Chrome (sorry, só funciona para Chrome) e baixe a extensão User-Agent Switcher for Chrome. É gratuita. Instale-a.

Após isso aparecerá no seu navegador o símbolo abaixo:



Clique nesse símbolo com o botão direito, vá em settings e em Permanent Spoof List, conforme abaixo:


No campo domain digite o site (http://livrosdoexilado.org) e em User-Agent String selecione a opção Android 4.1 - Nexus 7, e clique em add, conforme abaixo:


Pronto! Agora, quando você for fazer download no Exilado dos Livros, ele será feito sem que haja um gerenciador de downloads instalando programas inúteis no seu PC.

Corram lá no site e boas leituras, pessoal!

Upgrade: 

Galera, transcrevo abaixo a dica extremamente útil e bem-vinda da Juliana, que comentou aqui no blog, nos dizendo sobre como proceder no caso do navegador Firefox:

"Olá, Nanda. Muito obrigada pela dica. Vou dar uma também rsrsrs: Baseada nessa extensão do Chrome, pesquisei no Firefox se tinha algum User Agent Switcher e achei esse User Agent Switcher 0.7.3 (https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/user-agent-switcher/). Não precisei configurar nada nele, somente habilitar o ícone na barra para selecionar como iPhone 3.0. Ao reiniciar o Firefox depois da instalação ele já estava funcionando. Espero que ajude a quem gosta de utilizar esse navegador."

Muito obrigada, Juliana!