Resenha: Batman – O cavaleiro das trevas (volume único), Frank Miller, Panini Comics

Um Batman velho, decadente, ainda mais amargo, mas não menos perigoso e com regras de conduta mais flexíveis. Esse é o icônico Bruce Wayne que Frank Miller construiu. Considerada por muitos críticos e fãs do morcego a melhor HQ escrita sobre ele, é clássico indiscutível da 9ª arte e serviu de inspiração para a construção do Bruce Wayne do terceiro filme da trilogia de Christopher Nolan e também para o muito aguardado “Batman versus Superman”, com estreia prevista para 2015, que também conta com a produção de Nolan e é a continuação natural de “Homem de Aço”, de 2013.
Sinopse: Na metade da década de 80, a DC deu liberdade total a Frank Miller (Batman: Ano Um) para escrever O Cavaleiro das Trevas, que se tornaria uma das minisséries mais marcantes da extensa vida editorial do Homem-Morcego. Vários anos depois, atendendo ao apelo de milhares de leitores e da própria editora, o autor produziu uma segunda saga centrada no mesmo universo. 
E são essas duas aventuras completas que a Panini tem orgulho em trazer ao Brasil, numa edição encadernada com todo o luxo que merece, contendo diversos extras: esboços, capas originais, trechos de roteiro e muitas outras surpresas.
Fonte: http://www.skoob.com.br/livro/7047

Frank Miller é, ao lado de Alan Moore, um dos mais aclamados quadrinistas de todos os tempos. Autor de “Sin City”, “300 de Esparta” e “Batman – Ano Um”, tem um jeito único de construir seus roteiros, que sempre levam um toque de brutalidade (nem sempre física, às vezes apenas emocional) e sarcasmo. Essa característica leva alguns a odiá-lo e outros tantos a amá-lo. Eu, particularmente, faço parte do segundo grupo.

Miller escreveu “O cavaleiro das trevas” antes de escrever “Ano Um”, apesar da primeira HQ retratar o Batman decadente e velho que retorna após um longo sumiço e a última retratar seu início. Apesar disso, o site Batman Guide aconselha os fãs a lerem “Ano Um” antes e “Cavaleiro das Trevas” depois. Aliás, o mesmo site coloca as duas HQs em 1º e 2º lugares na ordem de leitura para se entender melhor a cronologia do morcego. Segui essa recomendação e aconselho o mesmo a todos.

O traço é vívido e o colorista fez um trabalho simplesmente fenomenal nesta HQ. Aliás, à medida que tenho lido mais HQs, estou reparando em alguns detalhes, e minha experiência de leitura e de imersão na estória tem melhorado. Cores vibrantes, por exemplo, enchem meus olhos, característica dessa HQ.





Para mim, a melhor parte desta graphic novel é o encontro dos dois grandes heróis da DC Comics. Um encontro, aliás, nada amigável. E deixo para você, leitor, descobrir por que. Outra coisa que o leitor vai descobrir aqui é a razão de o Batman ter o codinome “cavaleiro das trevas”. E que, uma vez herói, sempre herói.


Nota:


Infelizmente esta HQ encontra-se esgotada na Panini e em todos os sites, sendo encontrada apenas no Mercado Livre e na Comix por um preço salgado. E enquanto a Panini não lança uma reimpressão, o jeito é ler online. 

Leia online

Comentários

Postagens mais visitadas