Resenha: Morte Súbita, J. K. Rowling, Nova Fronteira


Nunca li Harry Potter. Aliás, antes de ler Morte Súbita (The Casual Vacancy, em inglês), 504 p., nunca havia lido nada da J. K. Rowling. E achei que, para conhecer o estilo da autora, nada melhor e mais prático seria do que ler um livro adulto de sua autoria e que fosse em apenas um volume - porque, afinal de contas, a série Harry Potter contém 7 volumes! 

Sinopse: Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.

A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra.

Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista. 

A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, “The Casual Vacancy” é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling. 

Fonte: http://www.mortesubitaolivro.com.br/livro/#.UxCNe-NdVpw
  
Tive uma excelente surpresa. Para os fãs de Harry Potter que esperam uma obra parecida, esqueçam. Aqueles que leram ambos afirmam que são obras muito diferentes: em sua temática e em sua construção. Não há dúvidas de que Morte Súbita é um livro adulto, pois aborda temas "pesados" da sociedade, como infidelidade, drogas, inveja, política, intriga, violência doméstica, abandono e, como o próprio nome indica, morte. 

A história se passa em uma cidade do interior da Inglaterra, chamada Pagford. Começa com a morte súbita de Barry Fairbrother, integrante do conselho da cidade. Os habitantes do lugar - alguns que amam e outros que odeiam Barry - ficam chocados com o acontecimento. Mas a notícia de sua morte é apenas o viés para as várias histórias que se desenrolam ao longo da obra, mostrando os inúmeros conflitos que existem ali, entre ricos e pobres, esposas e maridos, pais e filhos, professores e alunos. E, concomitante a tudo isso, aqueles que querem ocupar a vaga deixada por Fairbrother se digladiam em busca do voto dos moradores.

Uma história bem "bolada", escrita de modo leve e fluido, e que mostra as diversas facetas da natureza humana: desde as melhores até as piores. Me fez refletir muito sobre variados assuntos relacionados à sociedade e ao preconceito - sempre ele, que se apresenta em nosso país através de comentários em campos de futebol, nas ruas, em discursos políticos e religiosos. Uma ótima obra que me fez virar fã da J. K. Rowling. 

Nota:


Para comprá-lo pelo menor preço (na data desta postagem), clique aqui.

Boa leitura e até a próxima, pessoal!

Comentários

  1. Nossa, fiquei com vontade de ler, sua resenha ficou ótima. Confesso que por puro preconceito nem li a sinopse do livro. Não tenho nada contra Harry Potter, mas não é muito o estilo que gosto de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua visita e comentário, Maria.
      Não pense que o estilo de Morte Súbita é parecido com o de Harry Potter, é bastante diferente. Acho que vc vai, sim, gostar. =]

      Excluir

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim, e gostaria de pedir dois pequenos favores: 1º procure não comentar como anônimo, porque gosto de saber quem são meus leitores e gosto de poder interagir com eles; e 2º respeite a opinião dos outros, porque eu respeito muito a sua.

Postagens mais visitadas